QUEM VENCE: Evento ou Pensamento? - by Rhandy Di Stéfano
Naomi Osaka ficou conhecida mundialmente em 2018 num jogo controverso, onde ganhou da Serena Williams para vencer o US Open. Foi a primeira vez que uma tenista nascida no Japão ganhou o torneio.
Neste jogo, a Serena brigou com o juiz algumas vezes, e no final a controvérsia foi quase maior do que a vitória de Naomi. A torcida era esmagadora a favor de Serena, e Naomi chegou a pedir desculpas por ter vencido. Suas lágrimas ao receber o troféu não eram de alívio, mas de tristeza com a torcida.
No ano passado, chegou a não participar de torneios devido à depressão.
No mês passado, em Indian Wells, Naomi desabou quando um torcedor gritou que ela jogava mal, e acabou perdendo de 6-0.
Decidiu fazer terapia e finalmente está retomando com força nas quadras. Começou perdendo o jogo da semifinal e conseguiu virar. Jogou a final do Miami Open neste último fim de semana. Perdeu a final, mas está feliz.
Para ela, o grande jogo foi o da semifinal, onde declarou: “ Eu batalhei com meus pensamentos, me lembrando de jogar um ponto por vez e ir ajustando se preciso, mas tentando não deixar os pensamentos dominarem. Sinto que se eu fosse negativa por uma fração de segundo, eu teria perdido o jogo”
E por que então está feliz mesmo tendo perdido a final? Porque voltou a se divertir, porque perdeu para a Swiatek, que jogou melhor. Não perdeu por causa dos pensamentos negativos que a tem dominado.
E não há poder maior do que dominar a nossa conversa interna. Ela perdeu a final, mas deve estar se sentindo mais poderosa do que nunca.
Qual a grande lição? Não é o evento. Nunca é o evento. O que acontece é um estímulo, mas é a nossa conversa interna que define a nossa dor ou a nossa paz.
é a nossa conversa interna que define a nossa dor ou a nossa paz.
Você não é responsável pelo que acontece no mundo, mas é responsável pela maneira que pensa sobre os eventos. Este é o seu poder.
Fazemos gestão financeira, gestão de tempo, gestão de calorias, cadê a gestão de pensamento?
Neste grande torneio de tênis que é a nossa vida, vamos ter torcedores contra, vamos lidar com adversários poderosos.
Alguns desabam, outros vão até a final.
Como você quer jogar este jogo?
Rhandy Di Stéfano é considerado 'o coach dos coaches'. Um dos melhores treinadores da atualidade, é aclamado internacionalmente, principalmente, por empresários e executivos de alto escalão, pelo seu conhecimento, experiência e por suas habilidades como um visionário, sempre um passo a frente, trazendo substanciais inovações para o campo de coaching. Um dos únicos profissionais a quem os coaches confiam totalmente quando precisam de auxilio pessoal ou supervisão para seus projetos. O impacto de seus cursos tem sido tão abrangente que se tornou a referência nacional de excelência em coaching. No Brasil, tem 3 livros publicados:
O Líder-Coach®: Líderes criando Líderes, Editora Qualitymark - este livro é sucesso absoluto no mundo corporativo, sendo leitura obrigatória para gestores de várias empresas e de programas de MBA.
Manual do Sucesso Total - esgotado
Vencendo os Limites – esgotado
Comments