Carreira, coaching e desenvolvimento


Eu cresci muito profissionalmente, mas principalmente pessoalmente quando comecei trabalhar com clientes que desejavam rever, modificar, expandir e/ou avaliar a carreira.

Cada cliente tem seus valores, necessidades, objetivos e um cenário particular, e quando busca por um profissional para apoiá-lo neste caminho, ele espera que realmente possa ser compreendido em suas inquietações e sair mais forte do processo contratado, seja qual for.

Percebo que a postura do profissional faz total diferença para o cliente. Se adaptar a cada um é um desafio incrível! Entender que muitas vezes o processo que você faz não é a melhor opção para o cliente ou ainda, você não é o melhor profissional para a demanda dele, também pode ser um desafio dependendo do seu momento como profissional.


Quando estou em sala com outros profissionais que atuam com Outplacement, Consultoria de Carreira, Mentoring, Coaching e Treinamento, muitas são as dúvidas que surgem, por exemplo:


  1. Se eu trabalho com coaching e recolocação, posso fazer os processos paralelamente com o mesmo cliente?

  2. Se o cliente quer ir por um caminho, que pela minha experiência, sei que não vai dar certo, como faço para mostrar isso a ele?

  3. Notei que eu tenho dificuldades com clientes que tem um ritmo diferente do meu, demoram para pensar e responder ... Como lidar com isso?


Ter um espaço para compartilhar experiências, revisitar conceitos e ampliar conhecimento na forma de atuar com processos que envolvem Carreira é fundamental para o aprimoramento do profissional. Alé