Coaching de Carreira ou Outplacement?


Resolvi escrever sobre a diferença de Outplacement e Coaching de Carreira devido a situações que tenho vivenciado. Como atuo com os dois processos, recebo muitos profissionais com a dúvida de qual contratar.

A resposta é: Depende do seu objetivo!


O que você quer alcançar ao final do processo?

Outplacement é um processo que estrutura as bases profissionais, a fim de auxiliar o colaborador demitido a enxergar o mercado de trabalho de modo organizado e disciplinado para obter uma recolocação no menor tempo possível, com mínimo de impacto. (AOCFI – The Association of Outplacement Consultancy Firms International, associação que regula, internacionalmente esta atividade).


Coaching é uma parceria entre o Coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o Coachee (pessoa que passará pelo processo de coaching), em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos. (Definição de Coaching segundo a ICF).


Situações reais: Coaching de Carreira e /ou Outplacement:

“Não quero mais o mundo corporativo”

Atendi um cliente que fechou o ciclo de 30 anos na empresa como executivo na área de operações. Estava com 60 anos, cheio de energia e vontade de fazer algo novo e determinou que não retornaria ao mercado como executivo mas não sabia o que poderia fazer. A nova atividade deveria gerar satisfação e que vivenciasse seus valores. Neste caso, o Coaching de Carreira contribuiu muito mais para seu objetivo final: descobrir quais possibilidades para este novo momento de sua carreira.


“Quero mudar completamente de carreira: De Gerente de Projetos para Consultora de Estilo”

É muito comum o cliente listar tudo o que ele não quer mais e como tem a sensação de estar “perdido”, não enxerga todas as possibilidades que tem no momento. Recentemente uma profissional com 15 anos de experiência na área de comunicação e marketing decidiu mudar de área. Ela tinha algumas ideias, mas não estava segura quanto ao melhor caminho.


Resultado: Quatro possibilidades apareceram dur