Como reter os talentos de sua equipe?


Dentre as muitas competências e atribuições da liderança empresarial, uma das mais complexas e importantes é a habilidade de reter talentos.


Saber reconhecer quem são os colaboradores mais brilhantes de sua equipe e motivá-los, fazendo com que permaneçam o maior tempo possível na empresa, é fundamental para o sucesso corporativo.


Afinal, se a manutenção do quadro de funcionários já é um importante fator de custos da empresa, a rotatividade de pessoal onera ainda mais estes gastos.


Além disso, a perda de um de seus melhores colaboradores envolve relacionamento com pessoal interno, influência organizacional e faz com que toda a equipe seja afetada.


7 dicas para auxiliar a liderança empresarial na retenção de talentos


1. Promova adequadamente

Reconheça quando um de seus melhores colaboradores executa um trabalho que faz toda a diferença na organização. E, se possível, promova-o.

Além de deixar o colaborador satisfeito, você estará indicando à organização que sabe reconhecer e valorizar o esforço dedicado para tornar a empresa mais rentável.


2. Pague acima da tabela

É bem verdade que as empresas têm seus planos de cargos e salários e a remuneração deu um colaborador deve se dar de acordo com certos parâmetros.

Porém, quando se trata de manter um profissional talentoso, vale tentar uma flexibilização desses parâmetros – por que não? Salários competitivos diminuem as chances de outros empregadores atraírem aquele funcionário em quem, afinal, sua empresa investiu.


3. Conceda vez e voz

Quem sabe a melhor maneira de executar um trabalho é quem o está realizando. Se você tem um colaborador acima da média, ouça o que ele tem a dizer, envolva-o no processo decisório, crie um ambiente em que possa se expressar a respeito de mudanças.

Talvez nem todas as sugestões sejam aplicáveis, mas você estará demonstrando confiança e reconhecendo que ele tem competência para influenciar as decisões.


4. Incentive a inovação

Conceda a oportunidade de mudar o futuro. Deixe que seu melhor pessoal desenvolva e teste novas ideias, e dê a eles tempo e recursos necessários para isso. A possibilidade de inovar fara com que se sintam motivados a encontrar maneiras de melhorar os resultados da empresa.


5. Retire o peso morto

Pessoas sem ética, negativas, improdutivas e fofoqueiras podem influenciar negativamente as outras e repelir os talentos de uma equipe.

Ninguém gosta de trabalhar com colegas que puxam a energia do time para baixo! Assim, se você tem pessoas problemáticas em seu departamento, o melhor a fazer é livrar-se delas.


6. Incentive a competição saudável

A concorrência aumenta a produção. Forme equipes para buscar soluções para uma mesma questão e ofereça uma pequena recompensa para aquela que apresentar o melhor resultado em um tempo menor.

Você terá equipes motivadas e envolvidas e pessoas que enxergam valor em permanecer na empresa.


7. Empodere

Delegue aos seus melhores talentos alguma missão que os façam sentir-se empoderados – talvez gerenciar um projeto, ou realizar com autonomia determinada tarefa.

Fazendo isso, você demonstra confiança na capacidade das pessoas, o que é altamente motivador! Mantenha-se disponível e para dar apoio no caso de alguma dificuldade e acompanhe os progressos.


E então, quem são os talentos de sua equipe? Coloque em prática essas sugestões e poderá observar um aumento da satisfação e do engajamento de seus colaboradores.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSOS TELEFONES

(11)   3772-5179 

(11)   3772-0036

(11) 99635-4357

WhatsApp:

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Quinta, das 08h00 às 18h00

Sexta, das 8h00 às 17h00

FIQUE COM A GENTE

Nos acompanhe nas redes sociais, envie sua mensagem, curta e compartilhe nossos conteúdos e faça parte.

  • e0678ef25486466ba65ef6ad47b559e1
  • e9bb463a1bc4434c9d33b81b1fe937f5
  • f61c7a3b4b4947b28511a25034973383
  • da7ef6dd1302486c9a67baebe4b364bc
  • c4392d634a0148fda8b7b2b0ad98293b
NOSSOS SERVIÇOS

- ICI ESCOLA: Cursos

- ICI CONSULTORIA: Atendimentos de Coaching em diversas modalidades

- ASSESSMENTS: assessments de última geração

VENHA NOS VISITAR

Estamos localizados na

Rua Doutor Fonseca Brasil, 221

Morumbi - São Paulo/SP

CEP: 05716-060

 

© 2016 ICI - INTEGRATED COACHING INSTITUTE  - Todos os direitos reservados