Como reter os talentos de sua equipe?
Dentre as muitas competências e atribuições da liderança empresarial, uma das mais complexas e importantes é a habilidade de reter talentos.
Saber reconhecer quem são os colaboradores mais brilhantes de sua equipe e motivá-los, fazendo com que permaneçam o maior tempo possível na empresa, é fundamental para o sucesso corporativo.
Afinal, se a manutenção do quadro de funcionários já é um importante fator de custos da empresa, a rotatividade de pessoal onera ainda mais estes gastos.
Além disso, a perda de um de seus melhores colaboradores envolve relacionamento com pessoal interno, influência organizacional e faz com que toda a equipe seja afetada.
7 dicas para auxiliar a liderança empresarial na retenção de talentos
1. Promova adequadamente
Reconheça quando um de seus melhores colaboradores executa um trabalho que faz toda a diferença na organização. E, se possível, promova-o.
Além de deixar o colaborador satisfeito, você estará indicando à organização que sabe reconhecer e valorizar o esforço dedicado para tornar a empresa mais rentável.
2. Pague acima da tabela
É bem verdade que as empresas têm seus planos de cargos e salários e a remuneração deu um colaborador deve se dar de acordo com certos parâmetros.
Porém, quando se trata de manter um profissional talentoso, vale tentar uma flexibilização desses parâmetros – por que não? Salários competitivos diminuem as chances de outros empregadores atraírem aquele funcionário em quem, afinal, sua empresa investiu.
3. Conceda vez e voz
Quem sabe a melhor maneira de executar um trabalho é quem o está realizando. Se você tem um colaborador acima da média, ouça o que ele tem a dizer, envolva-o no processo decisório, crie um ambiente em que possa se expressar a respeito de mudanças.
Talvez nem todas as sugestões sejam aplicáveis, mas você estará demonstrando confiança e reconhecendo que ele tem competência para influenciar as decisões.
4. Incentive a inovação
Conceda a oportunidade de mudar o futuro. Deixe que seu melhor pessoal desenvolva e teste novas ideias, e dê a eles tempo e recursos necessários para isso. A possibilidade de inovar fara com que se sintam motivados a encontrar maneiras de melhorar os resultados da empresa.
5. Retire o peso morto
Pessoas sem ética, negativas, improdutivas e fofoqueiras podem influenciar negativamente as outras e repelir os talentos de uma equipe.
Ninguém gosta de trabalhar com colegas que puxam a energia do time para baixo! Assim, se você tem pessoas problemáticas em seu departamento, o melhor a fazer é livrar-se delas.
6. Incentive a competição saudável
A concorrência aumenta a produção. Forme equipes para buscar soluções para uma mesma questão e ofereça uma pequena recompensa para aquela que apresentar o melhor resultado em um tempo menor.
Você terá equipes motivadas e envolvidas e pessoas que enxergam valor em permanecer na empresa.
7. Empodere
Delegue aos seus melhores talentos alguma missão que os façam sentir-se empoderados – talvez gerenciar um projeto, ou realizar com autonomia determinada tarefa.
Fazendo isso, você demonstra confiança na capacidade das pessoas, o que é altamente motivador! Mantenha-se disponível e para dar apoio no caso de alguma dificuldade e acompanhe os progressos.
E então, quem são os talentos de sua equipe? Coloque em prática essas sugestões e poderá observar um aumento da satisfação e do engajamento de seus colaboradores.