Como reter os talentos de sua equipe?

Dentre as muitas competências e atribuições da liderança empresarial, uma das mais complexas e importantes é a habilidade de reter talentos.
Saber reconhecer quem são os colaboradores mais brilhantes de sua equipe e motivá-los, fazendo com que permaneçam o maior tempo possível na empresa, é fundamental para o sucesso corporativo.
Afinal, se a manutenção do quadro de funcionários já é um importante fator de custos da empresa, a rotatividade de pessoal onera ainda mais estes gastos.
Além disso, a perda de um de seus melhores colaboradores envolve relacionamento com pessoal interno, influência organizacional e faz com que toda a equipe seja afetada.
7 dicas para auxiliar a liderança empresarial na retenção de talentos
1. Promova adequadamente
Reconheça quando um de seus melhores colaboradores executa um trabalho que faz toda a diferença na organização. E, se possível, promova-o.
Além de deixar o colaborador satisfeito, você estará indicando à organização que sabe reconhecer e valorizar o esforço dedicado para tornar a empresa mais rentável.
2. Pague acima da tabela
É bem verdade que as empresas têm seus planos de cargos e salários e a remuneração deu um colaborador deve se dar de acordo com certos parâmetros.
Porém, quando se trata de manter um profissional talentoso, vale tentar uma flexibilização desses parâmetros – por que não? Salários competitivos diminuem as chances de outros empregadores atraírem aquele funcionário em quem, afinal, sua empresa investiu.