Os maiores inimigos da produtividade

A busca por resultados cada vez melhores na carreira profissional passa por aprendizado e aperfeiçoamento constantes. Mas, além de tudo isso, é preciso estar sempre atento, também, a pequenos gestos que podem distanciar até o mais bem preparado executivo do foco.
Conheça alguns exemplos de comportamentos que devem ser evitados por quem não quer se desconcentrar e, consequentemente, perder a produtividade.
Os 8 maiores inimigos da produtividade e do crescimento profissional:
[if !supportLists]1. [endif]Usar muito computador ou celular no período noturno: A utilização destes equipamentos próximo ao horário de dormir pode afetar a produção do hormônio do sono, devido ao tipo de luz emitida por eles. E uma noite mal dormida resulta em queda na produtividade no dia seguinte.
[if !supportLists]2. [endif]Navegar demasiadamente na Internet: Para manter o foco em uma atividade é necessário que não haja interrupção por pelo menos 15 minutos, que é quando ocorre o pico da produtividade. Quem fica ligado a qualquer nova mensagem na internet ou celular, está sempre sendo interrompido e perdendo a atenção.
[if !supportLists]3. [endif]Usar celular de forma exagerada. Atualmente o WhatsApp é o maior inimigo da produtividade, pelo poder que tem de tirar a atenção. E o pior, normalmente são mensagens sem relevância. Concentre as energias nas tarefas que está realizando e não permita que o celular roube seu foco em uma conversa importante, por exemplo. Melhor deixá-lo distante.
[if !supportLists]4. [endif]Acompanhar todas as notificações: Elas são armas poderosas contra a concentração. Cada vez que uma notificação aparece afeta negativamente a produtividade. Deixe tudo desligado ou no silencioso até o trabalho acabar.
[if !supportLists]5. [endif]Não usar o “não”: Você precisa aprender a dizer “não”. Todo mundo que assume mais compromissos do que é capaz de entregar acaba caindo num total descontrole de suas atividades. Saber quando e como recusar uma solicitação é uma maneira inteligente de cuidar da carreira profissional e da produtividade.
[if !supportLists]6. [endif]Não estar inteiro em uma reunião: Leve a sério as reuniões onde decisões importantes são tomadas e não tente fazer mais de uma atividade durante ela. Além de perder o foco, você acaba dando a entender que as pessoas e os assuntos envolvidos não merecem sua consideração, interesse e atenção total.
[if !supportLists]7. [endif]Falar da vida alheia: A fofoca é uma mina perigosa para a queda no rendimento. Ficar cuidando e comentando a vida alheia é para quem não tem o que fazer. Mantenha atenção em suas atividades e esteja em companhia de pessoas positivas, concentradas e comprometidas, assim como você, com o trabalho e a produtividade.
[if !supportLists]8. [endif]Não arriscar: Ter muitas ideias apenas não basta. É necessário colocá-las em prática e se arriscar. Afinal, sem tentativa e erros não se chega ao sucesso. Um roteirista de filme, por exemplo, passa horas criando personagens e ações, sem saber se todos farão parte da versão final. Mas é necessário que sejam criados até que o roteiro do filme finalmente se concretize.
Agora que você já conhece os inimigos da produtividade, evite-os a todo custo. E tenha um cuidado especial com sua carreira profissional, eliminando maus hábitos que, além de afetar seu crescimento, poderão gerar em outras pessoas uma impressão errada a seu respeito.