top of page

A características da liderança feminina


Segundo o estudo “Tempo de Mulher”, do Instituto de pesquisa Data Popular, houve um crescimento de 83% na renda das mulheres brasileiras entre 2003 e 2013.


Isso é um reflexo da ascensão feminina no mundo do trabalho. Elas estão cada vez mais atuando em posições de liderança e tomando espaços que antes eram exclusividade do universo masculino.


Já uma pesquisa realizada pela consultoria Zenger Folkman avaliou a eficácia da mulheres em liderança, com a participação de 16 mil líderes (dos quais, elas eram um terço). Na média geral, as mulheres conquistaram um índice de eficácia de 54,5% contra 51,8% dos homens.


Em outro estudo da mesma consultoria, as mulheres obtiveram índices superiores aos dos homens numa avaliação de competências de liderança. Estas são as em que as líderes avaliadas se destacaram:

  • Integridade e honestidade;

  • Foco em resultados;

  • Praticam autodesenvolvimento;

  • Desenvolvem, inspiram e motivam os outros;

  • Constroem relacionamentos;

  • Estabelecem objetivos agressivos.

Mas o que as mulheres fazem para se sobressair no exercício da liderança? Seguem algumas características do jeito feminino de gerir pessoas e projetos:


Atenção às pessoas - O cuidado com o outro é um traço intrínseco da mulher. Ela normalmente é sociável, disponível para novos relacionamentos, comunicativa e expressiva. Na convivência, busca o contato e a proximidade, valoriza o calor humano e a afetividade. Essas características geram um impacto positivo no clima de trabalho.


Cooperação – A liderança feminina tende a ser agregadora, favorecendo o trabalho em equipe. Ela se preocupa com o todo e, ao mesmo tempo, com cada integrante da equipe. Onde há cooperação, a organização e os processos de trabalho podem funcionar melhor.


Horizontalidade – Por ser preocupada com pessoas e agregadora, ela não olha de cima para baixo, mas de igual para igual. E, assim, promove a inclusão e a participação de todos. A mulher tem mais facilidade em compartilhar informação e poder.


Emoção – Se no mundo do trabalho sempre imperou a racionalidade, a forma como a mulher percebe a realidade e toma decisões leva em conta também os aspectos emocionais. Ela leva em consideração o lado humano de sua equipe e tem facilidade para estabelecer empatia com as pessoas.


Predisposição à mudança – Que mulher não gosta de uma novidade? Ela tende a ser receptiva a mudanças e inovadora, sem abrir mão da qualidade. Sua adaptabilidade facilita adequação a novas estratégias, processos ou ambientes.


Formação - Ainda vivemos num mundo em que as mulheres precisam provar que têm a mesma capacidade para o trabalho dos homens, lutar por equiparação salarial e oportunidades. Por isso, investem fortemente em sua formação profissional, o que faz delas profissionais altamente capacitadas.


Mulheres líderes e o cotidiano feminino

Conciliar o trabalho com a vida doméstica é o grande desafio das mulheres que exercem a liderança e também são mães e donas de casa. Às vezes, precisam arregimentar um pequeno batalhão que as auxilie no cuidado com os filhos e o lar, e acabam liderando também empregadas domésticas, babás e cuidadoras.


Mesmo em meio a tantos desafios, a mulher conquista seu espaço e, com suas características, faz a diferença no mundo corporativo.


E esse ainda é só o começo.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page