Como liderar outros líderes

October 25, 2017

 

Ao longo da carreira que construiu, certamente você teve a oportunidade de ser guiado por diferentes tipos de líderes, desde os mais inspiradores, que contribuíram para o seu desenvolvimento, até os que o fizeram refletir sobre sua conduta profissional.

 

Mas, agora que você tem a oportunidade de liderar outros líderes, consegue imaginar como eles avaliam a sua gestão e liderança? Afinal, você é motivo de inspiração ou de preocupação?

Você foi preparado para liderar outros líderes?

 

E não estamos falando de cursos, treinamentos ou MBAs, mas da sua prática na vida profissional. Se você conviveu com líderes que inspiraram em você a vontade de entregar mais e melhor, provavelmente, se tornou um desses - e não há melhor preparação do que o exemplo e a prática quando se trata do comportamento.

 

Mas, mesmo se você não teve esta “sorte”, certamente você tinha capacidade para analisar as atitudes da sua liderança e concordar ou discordar.

 

Mudando o foco dos outros para você, você consegue ser o líder que você gostaria de ter? Essa é uma pergunta que pode guiar a sua gestão. Pois seus liderados, possivelmente, não têm a experiência ou a visão que você tem hoje, mas devem ser muito parecidos com você a algumas posições atrás.

 

Lembre-se: seus líderes não são você

É bastante comum fazermos a comparação do que faríamos na posição de outra pessoa. Mas é preciso entender que hoje você tem mais conhecimento e experiência do que seus liderados, e isso influencia diretamente na maneira que você age em determinadas situações. 

Então, esperar que seus líderes ajam exatamente como você faria, é pegar o caminho da insatisfação - a sua e da sua equipe.

 

Lidere para outros líderes

Para chegar até este momento de sua carreira, foi preciso que outros líderes mudassem de posição, fossem promovidos ou até mesmo deixassem a empresa, não é mesmo?

Então, o melhor caminho para que você continue crescendo é preparar líderes melhores que você, para que você possa assumir desafios maiores. Mas, como fazer isso? 

 

1 - Mantenha a proximidade

Aquela imagem do gestor inalcançável já se esgotou há muito tempo. Hoje, os grandes líderes são respeitados por sua equipe pelas entregas que realizam e pela forma como proporcionam um ambiente favorável para que a equipe também consiga alcançar suas metas, além de se desenvolver. Para isso, é preciso que sua equipe te conheça e que você os conheça bem também. E não é somente sobre as entregas que têm feito, mas também os seus objetivos de vida, suas dificuldades e anseios.  

 

2 - Lidere pelo exemplo

Com a proximidade que você conquistou, seus líderes vão conviver com você e se espelhar em seus comportamentos e atitudes para liderar.

Então, preste atenção na sua forma de agir: não é porque eles também são líderes que você não precisa filtrar as informações. Lembre-se, seu papel é motivá-los e não compartilhar cada dificuldade enfrentada na gestão.

 

3 - Mantenha o foco nas fortalezas

Feedback é essencial na preparação de líderes e sucessores. Mas, se você mantiver o foco em apontar as lacunas nas entregas e atitudes de cada um de seus líderes, vai afastá-los de você.

É preciso valorizar também as conquistas e trabalhar no que seus líderes têm de mais forte. Sentindo-se seguros, certamente eles irão ter fôlego para fazer as entregas e ainda trabalhar em seus pontos de desenvolvimento.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Chegou a hora!

January 17, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 17, 2020

June 17, 2019

Please reload

Arquivo