Como você usa sua energia para atingir metas


Um ditado popular nos diz que “querer é poder”. No entanto, sabemos que não é bem assim. O dia passa sem que não consigamos dar conta de tudo que havia para fazer. Chegamos em casa exaustos, pensando apenas em descansar para o dia seguinte, em que começa tudo de novo.


A semana passa voando, deixamos as pendências para a seguinte. O estresse bate forte. Ainda bem que chegou sexta-feira! O mês passa, temos uma gripe, falta muito para as férias? O ano acaba, mas o próximo será diferente. Será mesmo?


Se tudo o que basta para poder fazer algo é querer, porque nem sempre atingimos nossos objetivos, apesar dos esforços? Ou, quando atingimos, por que pagamos um preço cada vez mais alto?


Talvez o problema esteja na pouca energia que efetivamente canalizamos para esses objetivos.


O que nos impede de chegar lá?

Há muitos fatores que podem nos deixar desanimados, sem energia para trabalhar em nossos objetivos. Um deles é que tomamos responsabilidade por muitas coisas, porque queremos controlar tudo, não sabemos dizer não ou não nos permitimos pedir ajudar. Assim, acabamos com mais do que podemos dar conta. A lista de pendências só aumenta, gerando estresse, sentimento de culpa, frustração e desvalorização.


Ou então não conseguimos focar no momento presente. Enquanto estamos fazendo uma atividade, pensamos em dez outras – nas que ainda temos que fazer, nas que deixamos de lado, nas que os outros fizeram ou deixaram de fazer, nas possíveis tarefas futuras...


Os pensamentos vagam sem controle e tiram a atenção do presente, causando distrações, esquecimentos ou erros naquilo que estamos fazendo.


É o efeito bola de neve: quanto mais nos esforçamos para realizar nossos objetivos, mais compromissos assumimos, mais enchemos a cabeça de preocupações, mais estressados ficamos, mais frustrados, tensos e irritados nos sentimos.


É aí que se esvai nossa energia, em sentimentos negativos e agitação mental que nós mesmos criamos e sustentamos.


Quem paga a conta é o corpo, que fica fatigado, tenso, com a imunidade baixa, destinado a uma doença crônica ou problemas psicológicos no futuro.



O que fazer para mudar o rumo?

Para realizar seus objetivos, é importante se planejar. E o planejamento não é apenas uma organização, mas também uma percepção de como gerenciar mais efetivamente nossa energia nos aspectos mental, emocional e físico.

Um bom começo é despertar a consciência para o modo como a estamos utilizando. Então

pergunte-se:

  • Estou assumindo mais compromissos do que sou capaz de cumprir? Se sim, por quê? Com o que posso realmente me comprometer?

  • Quais são as pendências que me incomodam e preocupam? O que posso fazer para resolvê-las e tirá-las de uma vez do meu campo mental?

  • Que pensamentos me passam pela cabeça enquanto faço uma tarefa mecânica? Que benefícios esses pensamentos me trazem? E prejuízos?

  • Que sentimentos negativos têm consumido minha energia ultimamente? Quais são suas causas? O que posso fazer a respeito disso?

  • Do que o meu corpo está reclamando ultimamente? O que ele está pedindo? Descanso, mais sono, atividade física, uma ida ao médico, uma dieta?

  • O que posso fazer para gerenciar meu estresse?

Resolvendo essas questões, você deixará o caminho até suas metas mais claro, além de se sentir mais disposto e saudável todos os dias.


Quer aprender mais sobre como se planejar e atingir metas? Deixe um comentário para nós!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSOS TELEFONES

(11)   3772-5179 

(11)   3772-0036

(11) 99635-4357

WhatsApp:

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Quinta, das 08h00 às 18h00

Sexta, das 8h00 às 17h00

FIQUE COM A GENTE

Nos acompanhe nas redes sociais, envie sua mensagem, curta e compartilhe nossos conteúdos e faça parte.

  • e0678ef25486466ba65ef6ad47b559e1
  • e9bb463a1bc4434c9d33b81b1fe937f5
  • f61c7a3b4b4947b28511a25034973383
  • da7ef6dd1302486c9a67baebe4b364bc
  • c4392d634a0148fda8b7b2b0ad98293b
NOSSOS SERVIÇOS

- ICI ESCOLA: Cursos

- ICI CONSULTORIA: Atendimentos de Coaching em diversas modalidades

- ASSESSMENTS: assessments de última geração

VENHA NOS VISITAR

Estamos localizados na

Rua Doutor Fonseca Brasil, 221

Morumbi - São Paulo/SP

CEP: 05716-060

 

© 2016 ICI - INTEGRATED COACHING INSTITUTE  - Todos os direitos reservados