Quatro dicas para uma comunicação efetiva


Há uma frase que define muito bem como a comunicação interfere no relacionamento cotidiano na empresa, família e amigos. É da cantora e compositora Ruth Bebermeyer e diz: "Palavras são janelas, ou são paredes. Elas nos condenam, ou nos libertam".No seu caso, a comunicação está sendo janela ou parede? Você está usando uma comunicação efetiva no trabalho?


Muito embora você pense que está transmitindo exatamente o que quer, pode ocorrer que a pessoa com quem se comunica não tenha essa mesma impressão.

A comunicação é um dos pilares para o sucesso na carreira; por isso, precisa de constante aperfeiçoamento.


Talvez já tenha lhe ocorrido de estar em uma reunião de negócios falando a respeito de um plano a ser executado na semana seguinte. Depois de falar por cerca de 1 hora, saiu dali com a certeza de que todos compreenderam a mensagem. Mas a semana chegou e o plano não colocado em prática conforme suas explicações. Será que você foi realmente claro, específico e direto?


Situações como essa acontecem de maneira recorrente no mundo corporativo. E você, como líder ou colaborador de uma equipe, pode pedir um feedback consistente para que sua comunicação cumpra o propósito desejado. Saber usar as palavras adequadamente, comunicar-se de forma não agressiva e ouvir mais do que falar são outros recursos que podem ser aprendidos e aplicáveis no dia a dia!

Experimente colocar em prática estas quatro dicas para uma comunicação efetiva:


1. Tenha a intenção de conexão

Procure uma qualidade de conexão respeitosa e compassiva com os outros para que todos possam se expressar, ser ouvidos e compreendidos. Acredite: para efeito de uma comunicação efetiva, sua habilidade de conexão é mais importante do que estar certo ou ter razão.

Ter conexão significa estar aberto e atento para o que realmente importa para você e o outro a cada momento. Um lembrete: olhar as pessoas nos olhos é fundamental!


2. Compreenda o outro

Procure sempre compreender o ponto de vista, desejos ou necessidades do outro, dando a ele a oportunidade de se expressar e ouvindo-o com atenção. Quando a pessoa sente que você a entende, fica mais propensa a estar aberta para entendê-lo. A disposição para compreender envolve generosidade, respeito, autocontrole, compaixão e paciência. Ouça mais e fale menos!


3. Use uma linguagem positiva

Em vez de falar do que você não quer que aconteça, fale daquilo que você quer. Por exemplo, em lugar de dizer "por favor, não faça barulho", diga algo como “o barulho está me atrapalhando, você pode usar os fones de ouvido por favor?". Procure também ser preciso na forma como fala, para que sua mensagem tenha clareza.


4. Cuide da congruência entre verbal e não-verbal

A interação entre seres humanos vai além das palavras e envolve também os gestos, as expressões faciais, o que o corpo está dizendo.

Essa é a chamada linguagem não-verbal, que tem um enorme peso na comunicação. Sabemos como isso é verdadeiro: se uma pessoa diz “estou bem”, mas seu rosto está contraído numa expressão de desconforto, não iremos acreditar no que ela está dizendo!

É essencial haver congruência entre suas palavras o que você demonstra pelo não-verbal. Isso requer autoconsciência, com o reconhecimento de como você se sente e do que quer comunicar.


Agora, que tal fazer uma análise de como está a sua comunicação? Quais são seus pontos fortes e o que você pode melhorar?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSOS TELEFONES

(11)   3772-5179 

(11)   3772-0036

(11) 99635-4357

WhatsApp:

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Quinta, das 08h00 às 18h00

Sexta, das 8h00 às 17h00

FIQUE COM A GENTE

Nos acompanhe nas redes sociais, envie sua mensagem, curta e compartilhe nossos conteúdos e faça parte.

  • e0678ef25486466ba65ef6ad47b559e1
  • e9bb463a1bc4434c9d33b81b1fe937f5
  • f61c7a3b4b4947b28511a25034973383
  • da7ef6dd1302486c9a67baebe4b364bc
  • c4392d634a0148fda8b7b2b0ad98293b
NOSSOS SERVIÇOS

- ICI ESCOLA: Cursos

- ICI CONSULTORIA: Atendimentos de Coaching em diversas modalidades

- ASSESSMENTS: assessments de última geração

VENHA NOS VISITAR

Estamos localizados na

Rua Doutor Fonseca Brasil, 221

Morumbi - São Paulo/SP

CEP: 05716-060

 

© 2016 ICI - INTEGRATED COACHING INSTITUTE  - Todos os direitos reservados