Quatro dicas para uma comunicação efetiva


Há uma frase que define muito bem como a comunicação interfere no relacionamento cotidiano na empresa, família e amigos. É da cantora e compositora Ruth Bebermeyer e diz: "Palavras são janelas, ou são paredes. Elas nos condenam, ou nos libertam".No seu caso, a comunicação está sendo janela ou parede? Você está usando uma comunicação efetiva no trabalho?


Muito embora você pense que está transmitindo exatamente o que quer, pode ocorrer que a pessoa com quem se comunica não tenha essa mesma impressão.

A comunicação é um dos pilares para o sucesso na carreira; por isso, precisa de constante aperfeiçoamento.


Talvez já tenha lhe ocorrido de estar em uma reunião de negócios falando a respeito de um plano a ser executado na semana seguinte. Depois de falar por cerca de 1 hora, saiu dali com a certeza de que todos compreenderam a mensagem. Mas a semana chegou e o plano não colocado em prática conforme suas explicações. Será que você foi realmente claro, específico e direto?


Situações como essa acontecem de maneira recorrente no mundo corporativo. E você, como líder ou colaborador de uma equipe, pode pedir um feedback consistente para que sua comunicação cumpra o propósito desejado. Saber usar as palavras adequadamente, comunicar-se de forma não agressiva e ouvir mais do que falar são outros recursos que podem ser aprendidos e aplicáveis no dia a dia!

Experimente colocar em prática estas quatro dicas para uma comunicação efetiva: