top of page

A busca da perfeição


Estamos constantemente cobrando perfeição pessoal e profissionalmente, de nós mesmos e dos outros. E mesmo quando relaxamos um pouco e 'esquecemos' de nos cobrar, tem o mundo social e mídias, que se encarregam de dizer a todo momento como você deve ser, como deve agir, o que deve pensar, como deve se comportar, o que vestir, onde ir, o que, quanto, quando e como comer, e quanto deve pesar, quais grupos deve frequentar, quais viagens deve fazer, e mais isso e mais aquilo...ufa!


E nesse mar de cobranças internas e influências externas, esquecemos da nossa própria e original humanidade: humanos não são perfeitos, e na tentativa sem fim de perfeição, acabamos nos esquecendo do mais importante que é viver o relacionamento mais essencial de todos, que é com nós mesmos.


Estamos na vida para experimentarmos a melhor versão de nós mesmos, e para chegarmos aí, obviamente passamos por muitos desafios, obstáculos e mudanças (leves ou bruscas) de rota. Não existe evolução sem superação e não existe superação sem obstáculos.


Na tentativa de sermos ou parecermos perfeitos, fingimos que alguns problemas não existem, tentamos passar por cima de alguns incômodos achando que isso fará com que desapareçam. Mas não, isso não acontece: a vida dá uma volta e a situação aparece novamente, e novamente, e novamente, tantas quantas vezes quanto forem necessárias até nós – nos sentindo preparados ou não – lidarmos com o assunto, da melhor maneira possível, com o melhor que temos de nós a oferecer naquele momento.


Somos únicos, lindamente originais, imperfeitamente perfeitos experimentando a vida!


Entender que as diferenças existem, é parar de exigir que todos sejam "tão bons como nós". entender e respeitar as diferenças vai muito além de irmos com a cara do outro ou não, vai além da pessoa fazer o que queremos que faça, vai além de ego e transcende as semelhanças. Viver a vida do outro ou querer que o outro funcione como nós funcionamos é, no mínimo, uma grande perda de tempo e energia!


Até a tecnologia, que evolui muito mais rápido que nós humanos, é assim: IOS não funciona em sistema Android. Alguns aplicativos não funcionam em determinados aparelhos. E sim, alguns funcionam sem conexão com a internet, outros tantos precisam da rede para funcionarem. Sermos diferentes não significa que ninguém esteja errado nem certo, nem que um seja perfeito e o outro imperfeito.


Diante disso, uma coisa é fato: quem não atualizar o sistema, vai começar a “bugar”, travar e sofrer até que se conecte e se atualize com informações novas, novos funcionamentos, novos visuais, novas possibilidades. Da sua própria máquina.


Sim, somos perfeitos dentro do pacote humano, que inclui falhas e aprendizados


O outro também é perfeito, dentro do pacote humano, que inclui falhas e aprendizados. Os desafios de cada um muito provavelmente são diferentes dos nossos, e da mesma forma que nós temos dificuldades e facilidades em alguns temas, os outros também as têm.


Quando nos permitimos ser quem somos, menos nos incomodamos com quem os outros querem ser. Passamos a ser nossos incentivadores amorosos que ao mesmo tempo que encoraja para superação, também sabe acolher quando não foi "perfeito".


E, diante daqueles dias ruins, onde tudo o que mais queremos é que o dia termine logo, permita-se dar uma pausa, respirar bem fundo e, no seu tempo, pensar, sentir, processar, equalizar para só então e seguir em frente, mais forte e experiente, com respeito à sua humanidade (e a dos outros), sendo perfeito em ser quem somos.


Quando procuramos perfeição demais, passamos a olhar apenas para os defeitos, e paramos de nos reconhecer nos nossos avanços e progressos.



Paula Castro



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page