O que a técnica Pomodoro pode fazer por sua produtividade

June 29, 2017

 

É uma técnica simples, inventada nos anos 1990 e que tem o inusitado nome de Pomodoro (tomate, em italiano). E que pode ajudar você a fazer uma eficiente gestão do tempo, manter o foco, restringir distrações e otimizar sua energia mental.

 

Seu criador, o hoje empresário italiano Francesco Cirillo, era estudante universitário quando começou a usar um temporizador de cozinha com a forma de um tomate para organizar o tempo de seus estudos.

 

Definindo períodos  programados de trabalho e descanso, Cirillo  descobriu um método que favorece a produtividade e proporciona ao cérebro intervalos de descanso que “recarregam a bateria”, evitando assim a fadiga mental.

 

Sua estratégia deu tão certo que, tempos depois, publicou o livro “The Pomodoro Techique”, com o qual a técnica tornou-se internacionalmente conhecida. Que tal experimentá-la? É muito simples.

 

Como funciona?

  • Cada "pomodoro" é um  ciclo com dois segmentos: 25 minutos de trabalho ininterrupto, seguido por uma pausa de 5  minutos.

  • Por 25 minutos, dedique-se  a uma tarefa integralmente, distração zero. Isso significa que você não verificará seu telefone, não  responderá ao e-mail nem acessará a internet ou redes sociais. Evite qualquer coisa que possa interromper a tarefa.

  • Quando os 25 minutos terminarem, pare de trabalhar e faça uma pausa de 5 minutos para descansar um pouco. Cirillo recomenda esticar o corpo, tomar água ou café ou fazer qualquer outra coisa que não precise de muito esforço mental.

  • Terminada a pausa de 5 minutos, inicie outro pomodoro. Ao final de quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.

 

 

Para quem é indicado?

Pessoas que trabalham concentradas, como escritores, analistas ou engenheiros de software podem beneficiar-se das sessões de trabalho cronometradas do método Pomodoro.

 

Mesmo quem não tem metas rígidas ou pacotes de trabalho para entregar pode usá-lo. O sistema é notavelmente adaptável a diferentes tipos de atividade.

 

Quem exerce um trabalho dinâmico, que envolve comunicação o tempo todo, por exemplo, pode utilizar o método para realizar tarefas que exigem atenção prolongada, como produzir um relatório, montar uma apresentação ou transcrever um projeto.

 
 
Benefícios

1. Avaliação do uso do tempo

O método permite avaliar como você emprega o seu tempo e quantas tarefas é capaz de executar em determinado período.

 

2. Organização para a produtividade 

Usar a divisão em pomodoros é uma forma de estruturar o seu dia, determinar quais tarefas precisam ser feitas rapidamente e quais requerem mais tempo e atenção.

 

3. Restrição das distrações

Se você seguir estritamente as instruções de Cirillo com relação a “zero distração”, estará se livrando de um dos maiores entraves à produtividade.  Trabalhar focado irá também melhorar significativamente a sua eficiência.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Chegou a hora!

January 17, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 17, 2020

June 17, 2019

Please reload

Arquivo