Como resolver conflitos na equipe?


Conflitos podem ocorrer em qualquer equipe. Equipes são pessoas que trabalham juntas, mas que têm ideias, opiniões e vivências diferentes e, por isso mesmo, é muito comum que ocorreram discussões e desentendimentos.


Resolver esses conflitos de forma adequada, zelando pelo bem-estar e respeito entre os membros, é papel do líder da equipe, e aqui vai um roteiro de como fazer isso.


Tipos de conflito em equipes

Para resolver um conflito na equipe, a primeira atitude do líder deve ser identificar qual é o tipo de conflito que surgiu. Ele pode ser:

  • Conceitual - Quando o conflito nasce de algo inerente do trabalho e os funcionários envolvidos discordam sobre o que é. Por exemplo, um novo projeto é planejado e um funcionário acredita que o projeto pertence ao setor X, enquanto outro acredita que pertence ao setor Y.

  • Ideológico - Quando o conflito está mais profundamente ligado à ética e moral dos funcionários e ao que eles acreditam ser certo e errado. Pode acontecer quando dois funcionários discordam sobre a abordagem de um projeto.

  • Pessoal - Quando o conflito ultrapassa as paredes do escritório e o problema não é só o que está acontecendo no ambiente de trabalho. A desavença é entre duas pessoas, em vez de ser entre dois profissionais.

Para definir qual é o tipo de conflito e agir a partir dessa descoberta, o líder deve conversar com as partes envolvidas na questão. Ele não deve ter uma visão superior e deixar que as coisas se resolvam: é importante que escute e se envolva nesses casos para entender a verdadeira razão do conflito.