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Como resolver conflitos na equipe?


Conflitos podem ocorrer em qualquer equipe. Equipes são pessoas que trabalham juntas, mas que têm ideias, opiniões e vivências diferentes e, por isso mesmo, é muito comum que ocorreram discussões e desentendimentos.


Resolver esses conflitos de forma adequada, zelando pelo bem-estar e respeito entre os membros, é papel do líder da equipe, e aqui vai um roteiro de como fazer isso.


Tipos de conflito em equipes

Para resolver um conflito na equipe, a primeira atitude do líder deve ser identificar qual é o tipo de conflito que surgiu. Ele pode ser:

  • Conceitual - Quando o conflito nasce de algo inerente do trabalho e os funcionários envolvidos discordam sobre o que é. Por exemplo, um novo projeto é planejado e um funcionário acredita que o projeto pertence ao setor X, enquanto outro acredita que pertence ao setor Y.

  • Ideológico - Quando o conflito está mais profundamente ligado à ética e moral dos funcionários e ao que eles acreditam ser certo e errado. Pode acontecer quando dois funcionários discordam sobre a abordagem de um projeto.

  • Pessoal - Quando o conflito ultrapassa as paredes do escritório e o problema não é só o que está acontecendo no ambiente de trabalho. A desavença é entre duas pessoas, em vez de ser entre dois profissionais.

Para definir qual é o tipo de conflito e agir a partir dessa descoberta, o líder deve conversar com as partes envolvidas na questão. Ele não deve ter uma visão superior e deixar que as coisas se resolvam: é importante que escute e se envolva nesses casos para entender a verdadeira razão do conflito.


Para ampliar o entendimento dos fatos, ele pode também ouvir outras pessoas, como colegas que estavam presentes na hora da discussão.


Por fim, é importante lembrar que o conflito ocorreu em um contexto que deve ser compreendido pelo líder antes que qualquer ação seja tomada.


Resolvendo um conflito de equipe

Para resolver o conflito, depois de compreender como surgiu e qual é sua natureza, o líder deve tomar uma posição de imparcialidade. Mesmo que tenha sua opinião sobre quem está certo ou errado, não é hora de manifestá-la tomando partidos. No entanto, caso a desavença seja relacionada ao trabalho e um dos funcionários estiver fazendo algo errado, o mesmo deve ser avisado para não trazer problemas para a equipe.


Se o conflito for pessoal, o líder não pode se isentar, pois, quando o relacionamento de dois funcionários é colocado em risco, toda a equipe é colocada em risco também. Mesmo que seja de cunho pessoal, cabe ao líder reunir-se com as partes para resolver o conflito numa conversa tranquila, em que expõe seus pontos de vista e permite que os colaboradores falem.


O mais importante na resolução de conflitos é não adiá-la. Quando o líder posterga a resolução de uma desavença entre funcionários, é comum que os outros colaboradores comecem a tomar partido e que surjam novos conflitos a partir do primeiro. O líder não pode deixar isso acontecer: é importante estar atento quanto ao relacionamento entre as pessoas e observar se houver alguma mudança que possa atrapalhar o grupo.


Para colocar um fim na questão, é indicado fazer uma reunião com toda a equipe para explicar o que aconteceu e quais as providências foram tomadas. Nesse momento, o líder deve destacar a importância de um ambiente de trabalho cordial, sem intrigas que se desenvolvem para o lado pessoal e sem boatos que estimulam conflitos.


Um ambiente de trabalho sem qualquer conflito pode parecer o ideal. Porém, nem toda divergência é ruim. É a partir de conflitos que podem surgir novas ideias e novas amizades entre seus funcionários. Discussão gera mudança, mudança gera inovação. Um bom líder sabe ver o lado bom do conflito e mostra aos membros da equipe como isso pode ajudar.


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