O poder da resiliência no cotidiano


Diariamente enfrentamos uma série de situações que podem nos aborrecer. Temos problemas familiares, brigamos com nossos amigos, discutimos no trabalho, ficamos presos no trânsito... Todos estamos acostumados com esse tipo de coisa no dia a dia.


Mas e se em vez de nos chatearmos, nós decidíssemos usar essas situações para aumentar nossa resiliência, que é a capacidade de superar adversidades? A escolha é nossa!


A resiliência se baseia na forma como encaramos e respondemos aos contratempos da vida.

Resiliência x Pensamentos negativos


Existem vários momentos no dia a dia que nos deixam sem rumo, com a impressão de que tudo pode dar errado. Por exemplo, digamos que logo cedo você enfrente um congestionamento que o faz chegar atrasado ao seu compromisso.


Pensar algo como “hoje começou mal” ou “isso estragou o meu dia” é decretar a extensão da adversidade para o resto do dia. A partir desse momento, você já vai conectar tudo o que acontecer no seu dia ao momento em que ficou preso no tráfego.

Outro exemplo: determinada situação na empresa compromete um objetivo pessoal seu. Com pensamentos do tipo “não há nada que eu possa fazer” ou “estou de mãos atadas”, você decreta que não há saída para a situação; assim, não sairá em busca de uma saída e, consequentemente, não a encontrará.