top of page

Você sabe definir metas que geram superação?


Estabelecer metas, em diversas áreas da vida, é essencial para o ser humano, porque o desejo de atingir a meta nos impulsiona a agir, desenvolver novos recursos, crescer e nos superar. E, na maioria das vezes, a sensação de atingir uma meta é de satisfação completa conosco mesmos. Nada mais gratificante do que desfrutar dessa conquista!


Bem, pelo menos, é como deveria ser... mas nem sempre acontece. Nem toda meta leva à superação e à satisfação. Isso ocorre em duas situações: quando a meta é muito alta e quando é muito modesta.


Metas altas demais


São aquelas que estão muito acima das nossas capacidades – e, muitas vezes, acima das capacidades de qualquer um. Apesar de todo o esforço feito, não conseguimos atingi-las. Nessa situação, muitas vezes conseguimos nos superar em alguns aspectos. Porém, como não atingimos a meta, não nos sentimos satisfeitos.


Mas o que leva alguém a estabelecer uma meta tão alta? Muitas vezes, é a comparação. Porque nos comparamos com os outros e não queremos ser “menos” do que eles. Em outros casos, é porque somos muito exigentes conosco, como se precisássemos conseguir cada vez mais para provar nosso valor pessoal.


E há casos também em que estabelecemos metas altas demais porque deixamos outras pessoas decidirem por nós. Todos esses casos levam à insatisfação de não poder atingir uma meta inalcançável.


Metas modestas demais

Uma meta é muito modesta quando exige de nós apenas aquilo a que já estamos acostumados. Nesse caso, não precisamos desenvolver novos recursos, não crescemos e nem nos superamos. E embora consigamos atingir a meta, já que ela não exige tanto, a satisfação pode não ser completa porque não houve superação. Apenas continuamos “na mesma”.

Por que estabelecemos metas modestas? Muitas vezes, é porque não queremos ter muito trabalho. Ou não queremos assumir riscos por medo de não dar certo. Porque talvez não acreditamos em nós mesmos e, sendo assim, é melhor não arriscar, para não acabar frustrados. Ou será que é porque não nos consideramos merecedores de certas coisas e, por isso, nem nos permitimos desejá-las?


Como estabelecer metas?

Essa não é uma ciência exata. Não existe uma fórmula mágica para que definir metas que levem à superação e à satisfação. Mas talvez funcione melhor escolher uma meta que faça sentido para nós, sem nos compararmos com os outros nem nos deixar influenciar pelo que eles pensam.


Uma boa meta nos entusiasma a fazer coisas novas, a buscar conhecimento. Deve ser atingível, para que tenhamos a satisfação de alcançá-la e desfrutá-la, mas também representar um desafio a ser superado, gerando crescimento... Assim, quanto mais realizamos, mais nos motivamos a realizar. E assim, de meta em meta, seguimos nos expandindo.


Estabelecer e atingir metas tem seus segredos, e é o melhor caminho para sempre crescer, aprender e se motivar. Se você quiser saber mais sobre como estabelecer boas metas e conseguir atingi-las

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page